18 de maio de 2012

A História do Esmalte

Olá tudo certinho?
Hoje vim mostrar a História do esmalte, claro precisei de fazer varias pesquisas e juntar várias histórias para chegar até os dias de hoje como conhecemos esses vidrinhos de esmalte em que tanto amamos/colecionamos e não conseguimos ficar tanto tempo sem um esmaltinho nas unhas. Então resolvi começar explicando o que ele é, e em seguida como foi a evolução do cuidado com as unhas ao decorrer das décadas. Ok!? Vamos ver! rs


O que é esmalte?
É um líquido que se aplica nas unhas, tanto das mãos como dos pés, com uso normalmente estético, mas também como proteção para as unhas. O esmalte vem dentro de  vidro, e é aplicado com pincel de cerdas sintéticas; Pode ser encontrado em farmácias, supermercados, perfumarias/cosméticas e na internet.



A História do esmalte...

Desde 3500 antes de Cristo, as mulheres no Egito aplicavam uma tintura à base de Henna preta ou avermelhada nas unhas. Sendo que as cores mais bonitas e vibrantes em tons de vermelho era os preferidos entre as rainhas, e já as de tom preto ficava para quem tinha pouco poder.

E no Império Romano era valorizada as unhas bem lixadas e polidas, utilizando limas para lixar as unhas e o couro para polir.

Já os Chineses eram adeptos das unhas extremamente compridas, para ele a unha era sinal de nobreza e quando iam ao campo de batalha pintavam as unhas de preto. (Esquisito neh? Como eles lutavam com um unhão?)

Já as mulheres chinesas nobres deixavam as unhas compridas, quanto mais comprida mais poder tinha, não precisavam de trabalhar e tinha servos para fazer tudo para ela.

De 1800 a 1900 começaram a surgir mais apetrechos para modelar as unhas e também para polir e o surgimento da espátula para empurrar a cutícula. 
Após isso surgiu um primo distante do que conhecemos hoje como esmalte, que era aplicado com pincel com pelos de camelo que não durava muito pouco nas unhas. (Algumas horas)

Mas somente em 1932 os irmãos químicos Charles e Joseph Revlon, criam a cobertura de verniz brilhante com pigmentos coloridos para ser aplicado por toda a unha.
Logo em seguida lança a marca Revlon que fica conhecida como referencia. E que promove a moda de passar o batom e pintar as unhas da mesma cor.

Em 1970 a moda é de ter unhas compridas e bem modeladas.



Hoje em dia os esmaltes se tornaram item de beleza/vaidade feminina e masculina.
Por tanto o esmalte antes servia para diferenciar as classes econômicas e hoje em dia se tornou acessível a toda classe social, nas cores mais sofisticadas e cada vez com mais acabamentos variados para embelezamento das unhas. E chegando ao mercado as unhas postiças que dispensam horas de manicure com acabamento natural.

E ai gostaram? Viram como foi difícil chegar ao produto final como nós os encontramos nas prateleiras?Comente o que você achou!!!

19 comentários:

  1. Oi, Tudo bem??
    Nossa não imaginei que demorou tanto tempo assim pra chegar como é hoje...
    Parabéns Pri pelas pesquisas, achei super interessante saber um pouquinha sobre essa história do esmalte
    Bjs Pri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi, td bem sim linda!!!
      Obrigada, que bom que gostou :)
      Beijos Josi, obrigada por comentar!!!

      Excluir
  2. Legal saber Pri, eu tenho unhas compridas, mais eu faço todo o serviço de casa, tá é um tamanho "natural", estão sepre bem feitas rsss...
    Não tenho ninguém que faça por mim #mimimi
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Eu também estou com minhas unhas, e eu faço tudo e também trabalho... Simplesmente acho que não me atrapalha e também não é sinal que a pessoa deixa de fazer algo...rsss
      Beijos Juliana, obrigada por ter comentado!!!

      Excluir
  3. Que legal a história nunca tinha pensado que tivesse sido assim...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!!
      Muito legal a história mesmo...
      Beijos Carol, obrigada por ter comentado!!!

      Excluir
  4. Laura Sanches18/05/2012, 17:45

    Nossa que interessante gostei de saber como foi a história...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura!!
      Que bom que você gostou...
      Beijos Laura, obrigada por ter comentado!!!

      Excluir
  5. Elaine Silva18/05/2012, 17:49

    Que história de Evolução eim legal saber...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine!!
      Fala eiw Mega Evolução!!!
      Beijos Elaine, obrigada por ter comentado!!!

      Excluir
  6. Curti muito legal a história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Regina!!
      Que bom que gostou...
      Beijos Ana, obrigada por ter comentado!!!

      Excluir
  7. Oi Pri!
    Muito legal sua ideia de contar a história do esmalte! Eu nunca me preocupei em saber disso! hahahah mas é interessante... fiquei pensando ali no trecho que diz que qto maior as unhas, mais sinal de poder (acho que na china)... e se a unha da mulher quebra, coitada? Ela fica pobre?? Hahaha

    Hj estou com unhas de rainhas (vermelho) ai como eu sou metida!!! hahaha

    Bjuss

    http://souviciadasim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lih!!
      Olha num sei se ela fica pobre hauhauhau, mais que ela fica brava ixi, fora que ela vai fika escondendo a que quebrou e fica com as outras enormes rsrsrs... Vai que cortando as outras unhas ela seja menosprezada perante outras realezas? Vai que... kkkkk
      Beijos Lih, obrigada por comentar!!

      Excluir
  8. Oi. Tudo bem??
    Teu blog é muito charmoso, gostei de conhecer
    e adorei as dicas e os posts.
    Especialmente este sobre a história
    do esmalte que eu não conhecia.
    Beijos.

    http://juliana-editions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor!

      Fico feliz que gostou, sinta-se a vontade e volte sempre!

      Um grande BEIJO no ♥

      Excluir
  9. Oi....Tudo beem?Noossa,Eu ameui seu blog..=]
    É lindo.Você aceita afiliação ou parceria?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. oi eu tava vendo um video seu na net e resolvi entrar no blog eu adorei ele tem tudo a ver comigo menos uma coisa eu sou uma menina e eu odeio de odio pintar unhas ( pelo menos as minhas pq eu pinto todo dia as da minha prima) odeio maquiagem como eu disse eu faço o make da minha prima mas gosto de ver blogs de beleza alias pq eu fui escolhida para ser a rainha da minha equipe verde da gincana eles vao escolher uma pessoa so do colegio todo por ex: eu sou ainha da equipe verde da minha sala e ai eu vou competir com todas as meninas da equipe verde de todas as salas do colegio e por isso eu tenho que impressionar ate com os minimos detalhes principalmente as unhas eu vi o seu video das unhas de pelucia por isso eu vou fazer da mesma cor do meu vestido e vou pedir a cabeleireira para fazer um laço de cabelo no meu cabelo mesmo tbm naum posso deixas de cuidar dos sapatos e maquiagem (apesar de eu odiar ) po isso eu vim aqui falar que eu adorei seu blog ELE É DEMAS E NAUM LIGA PRA QUEM VEM AQUI FALAR QUE E UMA PORCARIA QUE PORCARIA MESMO E ELES VIREM AQUI SO PRA CRITICAR SE NAUM GOSTOU PQ ASSESSOU O BLOG?

    BEIJOCAS QUERIDAS DE LUIZA

    ResponderExcluir